domingo, 19 de outubro de 2014

Tema: Educação Patrimonial
Data: 08/05/2014 (aula expositiva com slides) e 29/05/2014 (exibição do filme)
Bolsistas: José Almir e Prince Rogers    
     
1.         Introdução
Dada a importância de se conhecer a memória da cidade da qual pertencemos e tendo a escola como uma ferramenta da transmissão dessa memória e dos conhecimentos acerca dela é que foi criada a ideia da realização dessa oficina, com o intuito de oferecer aos alunos uma abordagem inicial acerca do que é o patrimônio e ao mesmo tempo apresentar aqueles que são considerados patrimônios históricos da cidade de Fortaleza.

2. Objetivo
Conhecer as definições do patrimônio: histórico, patrimônio material e imaterial, além do patrimônio histórico de Fortaleza. Atividade que visa igualmente a preparação dos alunos para o projeto: trilhas urbanas. Realizado pelo PIBID Geografia.

3. Metodologia
Exibição de vídeos com a temática do patrimônio, utilização de slides com amostras do conteúdo, breve exposição teórica e posterior debate com os alunos sobre o que foi conversado. Em outro dia, foi apresentado um filme com a temática do patrimônio para que os alunos pudessem revisar e refletir o que haviam apreendido na primeira aula.

4. Desenvolvimento
•           O que é patrimônio? (Tombamento, IPHAN, UNESCO).
•           Patrimônio material e imaterial.
•           Patrimônio no Brasil.
•           Patrimônio em Fortaleza.
                     Exibição de slides durante os vídeos, para sistematização do conteúdo.
                     Exibição do filme Narradores de Javé
•           Discussão do assunto.

5. Resultados
As sessões de estudo utilizando-se vídeos e aulas expositivas dialogadas contribuíram para melhor compreensão do assunto estudado, pois mediante os recursos audiovisuais os alunos conseguiram uma aprendizagem mais significativa quando visualizam imagens associadas aos conceitos trabalhados.

                         Atividade do dia 08/05









                                   Atividade do dia 29/05



Nenhum comentário:

Postar um comentário