Todos os dias o ser humano circula por diversos espaços: ora ele está na calmaria de um parque ecológico, ora experimentando o barulho do centro de uma grande cidade. Pensando nesse aspecto, esta prática teve como objetivo despertar nos alunos a percepção e compreensão do espaço do qual ele faz parte através dos sentidos. A atividade foi desenvolvida nos dias 27 e 29 de Outubro, com turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio da Escola Estadual Justiniano de Serpa, como parte das atividades do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará.
| Fig 1. Aplicação do questionário e exposição do conteúdo com primeiro ano. |
| Fig 2. Aplicação do questionário com terceiro ano. |
Primeiro foi realizado um levantamento do conhecimento dos alunos sobre paisagem através da aplicação de um questionário. Em seguida, houve uma breve exposição sobre o assunto, destacando o conceito de paisagem, o ser humano como agente nas mudanças espaciais, as diferentes paisagens e os objetos culturais. Essa parte teórica serviu como base para expandir a consciência da realidade vivenciada por parte dos educandos. Por fim, os alunos escutaram um áudio, que retratava os sons emitidos por quatro elementos da natureza: um garoto, folhas secas, um gato e passarinhos. Na sequência, foram incentivados a perceber a paisagem apenas pela audição, fazendo a representação desses elementos através de desenhos. Essa atividade prática desperta a imaginação, descontrai e facilita o entendimento das paisagens, não somente pela visão como também através dos outros sentidos.
| Fig 3. Desenvolvimento da parte prática. |
| Fig 4. Desenho concluído da aluna Ana Beatriz. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário