domingo, 15 de novembro de 2015

Paisagem e Cultura: compreendendo o espaço através dos sentidos


       Todos os dias o ser humano circula por diversos espaços: ora ele está na calmaria de um parque ecológico, ora experimentando o barulho do centro de uma grande cidade. Pensando nesse aspecto, esta prática teve como objetivo despertar nos alunos a percepção e compreensão do espaço do qual ele faz parte através dos sentidos. A atividade foi desenvolvida nos dias 27 e 29 de Outubro, com turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio da Escola Estadual Justiniano de Serpa, como parte das atividades do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará. 

Fig 1. Aplicação do questionário e exposição do conteúdo com primeiro ano. 

Fig 2. Aplicação do  questionário com terceiro ano.




       Primeiro foi realizado um levantamento do conhecimento dos alunos sobre paisagem através da aplicação de um questionário. Em seguida, houve uma breve exposição sobre o assunto, destacando o conceito de paisagem, o ser humano como agente nas mudanças espaciais, as diferentes paisagens e os objetos culturais. Essa parte teórica serviu como base para expandir a consciência da realidade vivenciada por parte dos educandos. Por fim, os alunos escutaram um áudio, que retratava os sons emitidos por quatro elementos da natureza: um garoto, folhas secas, um gato e passarinhos. Na sequência, foram incentivados a perceber a paisagem apenas pela audição, fazendo a representação desses elementos através de desenhos. Essa atividade prática desperta a imaginação, descontrai e facilita o entendimento das paisagens, não somente pela visão como também através dos outros sentidos.


Fig 3. Desenvolvimento da parte prática.

Fig 4. Desenho concluído da aluna Ana Beatriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário