Os encontros tinham por
objetivo: Conhecer o contexto contemporâneo, suas mudanças e influência na
educação, na escola e no trabalho docente.
Realizar leituras sobre os
temas de estudo trabalhados nas escolas para melhor fundamentar as ações
pedagógicas.
Planejar as atividades a
serem desenvolvidas na escola com embasamento nos textos discutidos nos grupos
de estudo e nas ideias de cada bolsista integrante do grupo.
As reuniões ocorriam às
quartas (a partir de 13h) - com encontro dos bolsistas da Escola Justiniano de
Serpa para planejamento e sessões de estudo. Geralmente os planejamentos também
eram feitos na escola.
Temas de estudo:
Interdisciplinaridade, psicologia da aprendizagem, ações afirmativas e educação
patrimonial.
Textos estudados e suas
respectivas datas:
A interdisciplinaridade como
um movimento articulador no processo de ensino e aprendizagem: 25/02
Questões de gênero: O
movimento feminista e o valor atribuído a ele: 04/03, 11/03 e 25/03.
Práticas de Ensino em
Geografia e estágio supervisionado: 08/04, 15/04, 29/04.
Educação patrimonial nas
escolas: aprendendo a resgatar o patrimônio cultural: 06/05, 13/05, 27/05.
Como resultado, podemos
afirmar que além de o planejamento ser essencial para que as atividades tenham
êxito, os grupos de estudo contribuíram igualmente para um maior embasamento
teórico dos temas trabalhados pelos bolsistas na escola.


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