sábado, 18 de julho de 2015

Sessões de estudo e planejamento

Os encontros tinham por objetivo: Conhecer o contexto contemporâneo, suas mudanças e influência na educação, na escola e no trabalho docente.

Realizar leituras sobre os temas de estudo trabalhados nas escolas para melhor fundamentar as ações pedagógicas.

Planejar as atividades a serem desenvolvidas na escola com embasamento nos textos discutidos nos grupos de estudo e nas ideias de cada bolsista integrante do grupo.

As reuniões ocorriam às quartas (a partir de 13h) - com encontro dos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa para planejamento e sessões de estudo. Geralmente os planejamentos também eram feitos na escola.

Temas de estudo: Interdisciplinaridade, psicologia da aprendizagem, ações afirmativas e educação patrimonial.

Textos estudados e suas respectivas datas:

A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino e aprendizagem: 25/02
Questões de gênero: O movimento feminista e o valor atribuído a ele: 04/03, 11/03 e 25/03.
Práticas de Ensino em Geografia e estágio supervisionado: 08/04, 15/04, 29/04.
Educação patrimonial nas escolas: aprendendo a resgatar o patrimônio cultural: 06/05, 13/05, 27/05.



Como resultado, podemos afirmar que além de o planejamento ser essencial para que as atividades tenham êxito, os grupos de estudo contribuíram igualmente para um maior embasamento teórico dos temas trabalhados pelos bolsistas na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário