domingo, 19 de julho de 2015

Visita Ao Museu do Ceará

Turma: 2º ano D, Realizada em 10/04.


A atividade desenvolveu-se em continuidade as discussões feitas anteriormente na escola e realizou-se mediante agendamento prévio junto ao Museu do Ceará, (antigo Palácio Senador Alencar) localizado no Centro de Fortaleza-CE. O caminho até o museu foi percorrido a pé, com assistência de professores, da coordenação do colégio Justiniano de Serpa e dos bolsistas do PIBID de Geografia atuantes no colégio. Durante a visita houve o acompanhamento de guias para apresentação e esclarecimentos sobre a exposição “Ceará: história no plural” rica em arqueologia/antropologia indígena, mobiliário de época e outros elementos importantes para o conhecimento da história do Ceará.


A atividade constituiu experiência ímpar para bolsistas e alunos, valorando a preservação do patrimônio histórico e cultural, importante para a constituição de identidades. Além disso, mostrou-se importante para a formação dos bolsistas do PIBID de Geografia da UFC, pois trouxeram a oportunidade de ousar com as práticas pedagógicas para além da sala de aula.



sábado, 18 de julho de 2015

Sessões de estudo e planejamento

Os encontros tinham por objetivo: Conhecer o contexto contemporâneo, suas mudanças e influência na educação, na escola e no trabalho docente.

Realizar leituras sobre os temas de estudo trabalhados nas escolas para melhor fundamentar as ações pedagógicas.

Planejar as atividades a serem desenvolvidas na escola com embasamento nos textos discutidos nos grupos de estudo e nas ideias de cada bolsista integrante do grupo.

As reuniões ocorriam às quartas (a partir de 13h) - com encontro dos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa para planejamento e sessões de estudo. Geralmente os planejamentos também eram feitos na escola.

Temas de estudo: Interdisciplinaridade, psicologia da aprendizagem, ações afirmativas e educação patrimonial.

Textos estudados e suas respectivas datas:

A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino e aprendizagem: 25/02
Questões de gênero: O movimento feminista e o valor atribuído a ele: 04/03, 11/03 e 25/03.
Práticas de Ensino em Geografia e estágio supervisionado: 08/04, 15/04, 29/04.
Educação patrimonial nas escolas: aprendendo a resgatar o patrimônio cultural: 06/05, 13/05, 27/05.



Como resultado, podemos afirmar que além de o planejamento ser essencial para que as atividades tenham êxito, os grupos de estudo contribuíram igualmente para um maior embasamento teórico dos temas trabalhados pelos bolsistas na escola.


quarta-feira, 15 de julho de 2015

JORNADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JORNADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Jornada em Educação Ambiental foi uma iniciativa realizada pelo Colégio Justiniano de Serpa com o intuito mostrar e incentivar seus alunos à ações simples como: o plantio de mudas, e a confecção de diversos objetos a partir da reutilização de materiais descartáveis, em busca da valorização ambiental consciente por parte de cada estudante atuante em seus cotidianos. O projeto deu-se no decorrer dos meses de abril, maio e junho sempre ao meio dia e, os bolsistas participaram da realização de algumas atividades, em especial na reconstrução do jardim vertical.

23/04- 24/04- Primeiros informes sobre o projeto Jornada em Educação Ambiental:
·         Duração do projeto: 22 de abril a 05 de junho/dia do meio Ambiente
·         Desenvolvimento de oficinas de jardinagem, reciclagem e artes
·         Aplicação de palestras: Importância e valorização ambiental/ Dados técnicos de jardinagem e reciclagem.
·         Projeto Jardinagem- PIBID- Geografia / reconstrução do jardim vertical
14/05 -Pela manhã, palestra sobre jardinagem: composição, formação e classificação das plantas e dos jardins.
- Ao meio dia: oficina de vasos de planta recicláveis / plantio de mudas.
15/05- Confecção das garrafas pets para as armações do jardim vertical
21/05- Continuação do preparo das garrafas pets
28/05- Confecção das armações verticais
29/05- Plantio das primeiras mudas do jardim vertical
08/06- Culminância do projeto Jornada em Educação Ambiental / Exposição dos trabalhos: artes de reciclagem, jardinagem e apresentação teatral.
11/06- Continuação do projeto jardinagem/ preparação de novas garrafas pets
12/06- Acabamento da confecção das garrafas pets
18/06- Confecções das armações verticais
25/06- Organização do espaço do jardim
26/06- Plantio de novas mudas

Os alunos obtiveram participação essencial no desenvolvimento dos projetos, pois todas atividades foram pensadas afim de proporcionar o enriquecimento do conhecimento, e buscar a formação crítica dos estudantes sobre suas ações para com o ambiente em que cada um se coloca. Assim, os mesmos colocaram em prática o que foi dado em teoria nas palestras através das oficinas de reciclagem e jardinagem. Cabe ressaltar ainda a participação dos alunos na reconstrução do jardim vertical por meio do plantio das mudas em que, boa parte foi trazida por estes para o colégio neste período. Este projeto foi construído por bolsistas do PIBID atuantes no Colégio Justiniano de Serpa de formação anteriores, no qual essa nova geração busca restaurar para que essa iniciativa se eternize, portanto, o projeto jardinagem fez parte das atividade de um processo maior da escola que foi a Jornada em Educação ambiental, mas que teve continuidade após a culminância da jornada no dia 08/06, com a exposição dos objetos recicláveis confeccionados e apresentação teatral, afim de finalizar a organização do jardim vertical.



A Jornada em Educação ambiental, foi uma iniciativa por parte da escola Justiniano de Serpa no decorrer dos meses de abril maio e junho com o intuito de incentivar e promover práticas simples, afim de instigar dos alunos ações conscientes para com as questões ambientais de seu cotidiano. Dessa forma, foram desenvolvidas palestras e, oficinas de reciclagem entre elas a reconstrução do jardim vertical, projeto iniciado por bolsistas anteriores e renovado pela nova geração de pibidianos. Os alunos participam ativamente do conjunto de atividades programadas, assim, contribuíram no plantio e composição das mudas de plantas, nas confecções de jarros e demais objetos recicláveis, e na construção das molduras do jardim vertical. A jornada encerrou-se no dia 08/06 com a apresentação dos trabalhos realizados ao longo do processo e apresentação teatral porém, a restauração do jardim teve continuidade com o intuito de finalizar sua organização. 








segunda-feira, 13 de julho de 2015

Palestra Políticas educacionais e Plano Nacional de Educação (PNE)

Palestra Políticas educacionais e Plano Nacional de Educação (PNE)

A palestra foi oferecida pelo Profº. Idevaldo da Silva Bodião durante a Reunião geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 21/05/2015 às 14h no auditório do Centro de Tecnologias da UFC no Campus do Pici.


Durante seu discurso o Profº. Bodião, trata de ressaltar o avanço do PIBID do qual fazem parte 15 projetos ligados aos cursos de licenciatura e aos 3 projetos interdisciplinares. Faz esclarecimentos sobre o PNE, em que há um movimento inicial, mas bastante tímido de democratização em seu lento desenvolvimento, sendo um plano de grande importância, pois tem uma perspectiva temporal de 10 anos.  Trata também da política de “Pátria Educadora” (tema da gestão federal), como algo bastante distorcido, pois em vez de priorizar e investir em educação, nas escolas públicas, formação de professores, etc., há uma busca descarada por metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que bonifica as escolas que atingem essas metas e penaliza as demais. A fala do professor também abrange alguns desafios docentes como: trâmites para aprovação de leis, plano de cargos e carreiras, pisos salariais, atuação sindical, etc.


Educação Patrimonial

Tema: Educação Patrimonial
Realizada em: 21/05/2015

Aula expositiva com uso de slides e vídeos no Colégio Estadual Justiniano de Serpa para a turma do 2º ano E.

A atividade motivou-se a partir do reconhecimento da importância de se conhecer a memória da cidade da qual pertencemos, vendo a escola e seu entorno como uma ferramenta potencial da transmissão dessa memória e dos conhecimentos acerca dela, assim objetivou-se levar os alunos a conhecer as definições de patrimônio histórico, patrimônio material e imaterial, além do patrimônio histórico de Fortaleza. Pudemos perceber ao término da aula expositiva dialogada, que se utilizou de vídeos, que contribuímos para uma melhor compreensão acerca do tema patrimônio, pois mediante o uso de recursos audiovisuais os alunos alcançaram uma aprendizagem mais significativa podendo associar imagens aos conceitos trabalhados.




VISITA AO GEPPE

VISITA AO GEPPE 25/05/2015

O GEPPE é o grupo de estudos e práticas de permacultura, o mesmo criando pensando em um ambiente pratico e sustentável para a experimentação da agricultura alternativa, visando preservar o meio. O GEPPE busca criar métodos e técnicas simples para ajudar os agricultores que trabalham com a agricultura familiar.

Jeep é um espaço dentro da universidade e mudou de sede recentemente, pois vândalos saquearam e destruíram o antigo local. A visita no local foi proposta como uma atividade complementar. A experiência foi enriquecedora pois proporcionou aos pibidianos pensar em novas atividades para fazerem com os alunos, inclusive levando os alunos para o jeep.
A visita aconteceu no dia 25 de maio, onde em um primeiro momento fomos recebidos pelos responsáveis pelo projeto, no qual, houve uma breve apresentação de todos e foi explanado um pouco sobre o trabalho desenvolvido no local.

Em seguida fizemos uma trilha para conhecer melhor o local, assim vimos vamos plantações, hortas, adubos naturais feitos através da compostagem e uma criação de formigas (a sede atual do jeep antes foi uma espécie de laboratório de criação de formigas e hoje alguns formigueiros ainda são mantidos).


Nesta visita ao jeep conhecemos os espaços do lugar e pensamos nas várias possibilidades de trabalharmos os conteúdos geográficos com aqueles espaços. Em uma atividade com uma turma do colégio no jeep poderíamos trabalhar cartografia, climatologia, ecologia entre outros conteúdos de forma didática instigando a curiosidade e o interesse do aluno.


domingo, 12 de julho de 2015

Reunião Geral

Reunião Geral
Objetivo: Socializar, expor ideias e desenvolver novas atividades sobre conteúdos diversos de forma consistente e criativa, utilizando-se das mais variadas ferramentas.
REUNIÃO DOS BOLSISTAS E SUPERVISORES NO LABORATÓRIO DO PIBID UFC - Data: 23/02/2015.

Foram discutidos projetos futuros, foi realizada a orientação para a elaboração do projeto de atividades semestrais. Por fim, houve a socialização das atividades em desenvolvimento nas escolas.


sexta-feira, 10 de julho de 2015

Palestra e roda de conversa com o professor Nestor André Kaercher no PIBID Geografia

Palestra e roda de conversa com o professor Nestor André Kaercher no PIBID Geografia

Objetivos
- Refletir sobre a prática docente: sua realidade, contradições e possibilidades de inovações no ensino;
- Compreender a importância do professor e do ambiente escolar para a leitura do espaço geográfico;
- Esclarecer possíveis dúvidas quanto a metodologias e ao relacionamento aluno-professor;
- Aperfeiçoarmos nossa prática como bolsistas do PIBID, através de novas estratégias, novos métodos e desafios.


Descrição
O professor Dr. Nestor André Kaercher, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esteve no Departamento de Geografia da UFC. Tivemos contato com o professor em dois momentos. Primeiro, pela manhã, no horário de 8:30h às 12:00h, participamos, como ouvintes, da palestra de abertura da EXPOGEO, ministrada por Kaercher, no dia 19 de junho de 2015, com o seguinte tema: O papel dos estágios nos trabalhos de conclusão de curso. Nesta ocasião, foram discutidas situações de ensino-aprendizagem que tornam a aula “árida”, as quais devem ser superadas. Foi evidenciada a profissão docente, como um ofício capaz de “deixar marcas”.
No segundo momento participamos de uma roda de conversa com o professor Kaercher na sala do PIBID, de 13:00h às 14:00h. Apresentamos, resumidamente, as atividades realizadas em cada escola, nas quais o Programa está inserido. Em seguida, o professor falou dos desafios a serem enfrentados na docência, além de dar sugestões relacionadas a metodologias de ensino de Geografia.


Resultados
O contato com o professor Nestor Kaercher mostrou-se bastante produtivo por promover discussões e questões sobre a prática docnte e pelo fato de esclarecer dúvidas quanto à relação professor-aluno e metodologias de ensino.  Além disso, se tratava de assuntos de nosso interesse, pois, como pibidianos, já temos contato com o ambiente escolar e estamos prestes a exercer, plenamente, a profissão.



Imagens






Práticas Cartográficas

Objetivo

História e noções básicas em Cartografia:
Auxiliar na compreensão de conceitos básicos em cartografia, seus elementos essenciais e sua história;
- Identificar os diferentes tipos de projeções cartográficas e suas finalidades;
- Entender o valor dos elementos constituintes de um mapa;
- Trabalhar a relação de distancia real e no mapa com escala gráfica e numérica
- Comparar os tipos de mapas e escalas existentes;
- Exercitar teoria e pratica no que se refere a Escala.

Descrição da atividade

Aconteceu por meio de atividades previamente planejadas pelo grupo de bolsistas com alunos das turmas de primeiro ano do ensino médio. Em um primeiro momento, fizemos um breve apanhado sobre a historia da Cartografia, quais os momentos marcantes em sua constituição. Em um segundo momento trabalhamos de forma bastante lúdica as projeções cartográficas. Tratamos da importância e da necessidade de se ter diferentes tipos de projeções, dada a esfericidade do nosso planeta e a necessidades de representar diferentes pontos da superfície terrestre, exemplificando os principais tipos. Por ultimo apresentamos os elementos constituintes de um mapa onde voltamos a atenção para Escala onde mostraremos a sua relação com o espaço real e o que se está no papel. Para finalizar o terceiro momento propomos uma atividade de um mapa mental e uma atividade escrita.

Datas da realização da atividade: 12/03, 13/03, 16/04
Planejamento: 22/01; 05/02; 25 e 26/02; 02/03; 13/04

Resultados

A atividade foi bem interessante, sendo possível observar o interesse dos alunos pela temática. Proporcionou aos pibidianos trabalhar um conteúdo longo de uma forma variada interligando o mesmo a realidade dos alunos. Através das respostas da atividade foi possível perceber que houve realmente uma construção do conhecimento por parte dos alunos, demonstrando o êxito da atividade.